quarta-feira, 24 de julho de 2019

Em Blade Runner , Rutger Hauer improvisou um dos monólogos mais belos da história do cinema


"All those moments will be lost in time, like tears in rain." 

Rutger Hauer , que nos deixou hoje aos 75 anos, improvisou essa fala em#BladeRunner . Poético e impactante, o monólogo improvisado deu mais vida e profundidade ao seu personagem no filme de Ridley Scott e se tornou um dos mais belos da história do cinema.

 Dentre os seus trabalhos, o papel mais icônico foi na clássica ficção científica de Ridley Scott, "Blade Runner - O Caçador de Androides" de 1982,no qual viveu Roy Batty, líder dos replicantes.
Na última cena de "Blade Runner", o personagem de Hauer profere um dos monólogos mais bonitos da história do cinema, na minha opinião : "Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer."
Viva Rutger Hauer !!!!

Assista a cena abaixo :




PS: Que ironia da vida : Rutger Hauer morrer justamente em 2019, o mesmo ano em que o maior personagem de sua carreira encontrou o seu destino na ficção, numa das cenas de morte mais poéticas do cinema.

domingo, 14 de julho de 2019

Dark é uma grata surpresa fora da bolha hollywoodiana


Quem me conhece, sabe da minha paixão por Stranger Things e de como a série é uma declaração de amor a uma década cujo o cinema foi bem importante para minha geração. Pois bem, mantenho o que eu disse, mas Stranger Things agora divide o lugar em meu coração com outra série da Netflix, Dark.




Dark é o tipo de obra que é, por si só, um murro no estômago nas séries ficção científica . E mais interessante, não é uma produção americana, é alemã. Além do roteiro ser espetacular , o elenco é surreal ( sem trocadilhos) de tão bom, os atores e atrizes, mesmo os mais jovens, são muito bons mesmo. A direção de arte, os figurinos e a recriação de época é incrível, percebam como o figurino de Jonas lembra o uniforme de uma instalação que será muito importante para a trama.


"Não é estranho que nós sentimos a maior aversão justamente às pessoas que são mais parecidas com nós mesmos?" essa frase é dita em certo momento por um certo personagem.

A série mexe em vespeiro principalmente ao utilizar conceitos teóricos da Física, Física Quântica , teoria das cordas ( teoria- M) baseado nos trabalhos de Hawking ( conjectura de proteção cronológica ), Einstein e Rosen , a lei da causalidade, a filosofia de Friedrich Nietzsche e outros elementos que se misturam aos dilemas éticos que, antes de percebermos se à trama é verossímil ela problematiza nossas opções de soluções nos fazendo pensar até o último segundo de projeção. Abrindo espaço para o espectador criar várias teorias baseado nos acontecimentos que a série nos apresenta, e são muitos.


E eu entendo parte do estranhamento gerado pela série, ela é fruto de uma linguagem e estética completamente diferente das produções americanas que estamos acostumados, mesmo aquelas com o padrão Netflix. Sua atmosfera é muito densa, a edição arrastada e uma trilha sonora muito profunda e pesada , a decisão da direção é muito acertada, em certo momento podemos ouvir uma variação do som de "tique-taque" que fará sentido nos episódios finais das duas primeiras temporadas. As referências a década de oitenta e a um filme de aventura protagonizado por um jovem e um cientista também estão presentes na série. Talvez essa seja a comparação com o universo da jovem Onze.




Se Stranger Things tem as cores e o espírito juvenil pulsando na tela , Dark tem a maturidade. Por isso, pra mim, as duas séries se completam de uma maneira incrível . E tenho que agradecer a Netflix, eu jamais conheceria um material alemão tão bom quanto esse. E digo mais, se tivesse o mesmo destaque que Game of Thrones , Westworld ou mesmo Stranger Things cujos os produtos são americanos, essa série já teria a mesma base de fãs do que essas que citei acima. É o tipo de produto que se você piscar, perde informações muito importantes. E só isso, já me ganhou de cara...


terça-feira, 25 de junho de 2019

O triunfo da ignorância



Algumas das várias perguntas dirigidas ao jornalista americano Glenn Greenwald hoje durante a sabatina na câmara dos deputados em Brasília foram essas aqui :

" O Sr. tem uma conta no Twitter. Pq algumas postagem do senhor são em inglês? Pq o senhor se comunica lá em inglês ? O que o senhor pretende denunciar ao mundo ? "

"O senhor é um espião russo?"

"O senhor recebe salário de Vladimir Putin ?"

E foram mais de seis horas de ataques pessoais e perguntas idiotas quanto essas acima, feitas em sua totalidade pelos poucos deputados da base governista que resolveram ficar lá, pq a grande maioria fugiu do debate.

Sabem a conclusão que tiro disso ?

1° . Vivemos a era do orgulho da ignorância.

2°. A cada dia fica provado o quanto nossos professores e professoras são heróis nesse país ao ter que lecionar com poucos recursos e ainda por cima aguentar pais de alunos que votaram 17 e acreditam em bobagens como a terra plana e seus derivados.

3°. Ainda existem profissionais / patriotas que lutam pela soberania nacional. Advogados, professores, cientistas, empresários , demais trabalhadores e jornalistas como o Gleen que, mesmo tendo nascido na América, provou ser mais brasileiro do que muitos canalhas que estão em Brasília votando contra o próprio povo ou mesmo aquele pessoal que bateu panela nas varandas gourmet país afora.

Parabéns ao Gleen pela coragem!

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Rubens Ewald Filho 1945 — 2019


Perdemos Rubens Ewald Filho , nosso maior crítico. Em uma época em que nosso cinema é atacado por todos os lados por forças obscuras, a voz de Rubens fará muita falta. É graças ao seu trabalho e do Pablo Villaça que me tornei cinéfilo. Grande perda para o cinema brasileiro... grande perda.
Vá em paz, mestre Rubens...

terça-feira, 4 de junho de 2019

Opinião | Em que momento Anakin Skywalker se tornou o temível Darth Vader ?



Alguns dias atrás, durante uma saidinha para pagar contas, ouvi uma discussão de um grupo de amigos na casa dos trintas anos a respeito de Star Wars. O motivo do papo, era para saber qual foi a hora exata que Anakin Skywalker se tornou o temível Darth Vader, talvez o maior vilão da história do cinema. A moça dizia que Anakin se tornou Vader , quando salvou a vida do senador Palpatine ao cortar a mão do mestre Mace Windu durante uma luta. Outro dizia , que o jovem Skywalker cedeu ao lado sombrio quando invadiu o templo Jedi e assassinou a sangue frio todos os jovens Padawans ( crianças). Um outro disse que a criança já era o Vader já que ela sempre teve medo.


O último deles , dizia com convicção que Anakin Skywalker se tornou Vader , quando tentou matar a sua esposa a Senadora Padmé Amidala , acreditando que ela estava do lado de Obi-Wan Kenobi , e quando Anakin perde a luta para seu antigo mestre, e seu corpo é resgatado pelo império que o reconstrói ao criar o figurino clássico,esse é o momento exato em que Darth Vader nasce. Todos esses acontecimentos ocorreram em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith Afinal, qual seria o momento exato em que Vader nasceu ?






Antes de prosseguir, quero deixar claro que essa é apenas uma opinião e gostaria muito de ler outros pontos de vista. Fiquei curioso e sendo fã de Star Wars, resolvi revisitar a saga dos Skywalker. Então, analisando somente os filmes e não levando em conta o universo expandido (do qual sou fã), parece que a pista está no filme "Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones ( EUA, 2002 ) " duas cenas me chamaram a atenção e parece que o diretor George Lucas já tinha dado uma pista do momento em que Anakin Skywalker havia se tornando Darth Vader, ainda que "sutilmente". 

Vamos as cenas.




Ao saber que sua mãe foi capturada pelo "povo da areia", Anakin parte para resgatá-la e a encontra bastante ferida e fraca, quando finalmente a liberta , ela não tem mais forças para se levantar e demora alguns segundos para reconhece-lo. O jovem Jedi diz que a ama e sua mãe fica feliz ao vê-lo, porém, antes de poder terminar a frase "eu te amo meu filho !", ela morre em seus braços sem que pudesse conclui-la .


Nessa hora, totalmente tomado pela dor e pelo ódio gigantesco, Anakin Skywalker mata o "povo da areia" .  Mas não, não é nessa hora que Vader nasce. Nesse mesmo instante, o mestre Yoda sente um distúrbio da força e que algo terrível aconteceu com Anakin. O velho mestre Jedi sente a morte de Shmi Skywalker e a dor do jovem aprendiz.

“Anakin! Anakin! Nããoo!”
Mestre Yoda ouve esses gritos.O que foi?” pergunta mestre Mace Windu ao entrar na sala. “Dor, sofrimento, morte eu sinto. Alguma coisa terrível aconteceu. Sofrendo o jovem Skywalker está, sofrendo muito, uma dor terrível."
Diz Yoda com olhar triste ao mestre Mace Windu. Talvez por já sentir que haviam perdido o jovem Anakin para a dor, o sofrimento e o ódio, mas sem dizê-lo em voz alta pelo orgulho Jedi.

Com muita dor, o jovem Skywalker volta para casa carregando o corpo de sua mãe nos braços para poder enterra-lo.




Mais adiante, George Lucas nos brinda com uma cena muito bem construída em que Anakin está em sua oficina lamentando a morte da mãe até que Padmé chega para tentar consola-lo . Reparem na arquitetura da cena, vejam como o cenário é escuro e cheio de aparelhos com luzes verdes, azuis, vermelhas e amarelas que remetem ao figurino de Lord Vader na trilogia original, tudo nessa cena nos remete ao futuro do maior vilão do cinema.





Amidala o pressiona e novamente tomado pela tristeza mais profunda e pelo ódio, ele decide contar a sua amada Padmé exatamente o que aconteceu, e quando ele diz com toda a sua fúria "Eles estão mortos. Cada um deles. E não só os homens, mas as mulheres, e as crianças também. Eles eram animais, e eu os matei como animais! Eu matei todos eles!!! Eu os odeio!!!", finalmente ouvimos pela PRIMEIRA VEZ NAS PREQUELS* o tema original de Vader ( Não ouvimos essa trilha quando Anakin mata o povo da areia) , nessa hora, Lucas praticamente diz : "EI, VEJAM ! Vejam o nascimento de Darth Vader ! " a cena é realmente linda, muito bem feita e importantíssima na construção do personagem. E talvez, tenha passado despercebida graças aos acontecimentos do Episódio III onde o jovem vilão já está QUASE estabelecido e comete várias atrocidades como na cena no templo jedi.




E vou explicar porque esse momento é muito importante. Se notarem, em ambas as cenas o jovem Anakin vivencia os quatro sentimentos que levam qualquer jedi ao lado sombrio, e duas vezes. Na primeira o medo se vai ou não encontrar a mãe viva, depois o sofrimento e raiva em perde-la novamente e em seguida o ódio ao matar os assassinos de sua mãe. Na cena com Padmé ele vivencia os mesmo sentimentos e com maior intensidade, a principio ele está sozinho em sua oficina visivelmente sofrendo a perda da mãe, depois ele tem medo de se abrir com a sua amada e ao contar o que aconteceu ele narra os fatos com um misto de raiva e ódio. Por isso, Ankin  / Vader é um personagem trágico e que encontra a redenção apenas no Episódio VI, e se torna um dos maiores vilões do cinema.




"O medo é o caminho para o lado sombrio. O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio e o ódio leva ao sofrimento. Treine a si mesmo a deixar partir tudo que teme perder. " , o mestre Yoda havia dito essa frase em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999) . Essa frase explica a essência da história de Vader na minha opinião e são esses pequenos detalhes que o cinema nos dá que o torna tão apaixonante...

* Prequels, no caso do cinema, são filmes cuja trama se passa em um momento anterior a outro filme já lançado, geralmente explicando a origem de algo que não foi totalmente esclarecido na história original.



Vejam as cenas abaixo :

Anakin encontra a mãe : 

 


O nascimento de Vader ?