sábado, 30 de maio de 2020

"Yesterday" | Sim, um mundo sem os Beatles seria um lugar infinitamente pior


Tá de saco cheio de negatividade ? Quer uma boa opção para relaxar nesse fim de semana pandêmico?
Essa comédia romântica é o que você precisa. Com direção de Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?, Trainspotting, Extermínio ) e roteiro de Richard Curtis ( Simplesmente Amor e Quatro Casamentos e um Funeral ) "Yesterday" nos leva à um uma viagem através das várias versões de um universo paralelo. Será que eles existem? "Yesterday" fala dos Beatles só que ... em um universo onde o mundo nunca conheceu o jovem quarteto de Liverpool, em que Abbey Road e Penny Lane são apenas os nomes de ruas na Inglaterra, Eleanor Rigby é apenas um nome em uma lápide de um cemitério qualquer em Liverpool ou que o submarino amarelo é apenas um brinquedo.

A sinopse, "Yesterday" conta a história do funcionário de um supermercado de uma pequena cidade inglesa, o cantor e compositor Jack Malik (Himesh Patel), um jovem músico mal-sucedido, que almeja o sucesso de suas músicas; tendo apenas o suporte de sua melhor amiga Ellie Appleton (Lily James) e alguns poucos amigos, ele se sente frustrado pela falta de reconhecimento como artista. Até que um dia ele é atropelado por um ônibus, após um enorme apagão (com proporções mundiais). Quando acorda, nota que todas as pessoas ao seu redor (e no resto do mundo) simplesmente não conhecem os Beatles e suas músicas – assustado com isso a princípio, ele logo tem a ideia de utilizar as músicas da banda mais famosa de todos os tempos como se fossem suas próprias composições.

O filme é sobre a importância da música da banda uma homenagem direta a seus integrantes e uma a crítica ácida à pasteurização da música atual através da personagem da impagável Kate McKinnon. Mas, não só isso, o filme fala de solidão, sonhos( objetivos), materialização deste e o preço que se paga ao atingi-lo e o nosso fio condutor é o personagem Jack Malik , vivido pelo talentoso Himesh Patel. Como não poderia deixar de ser, Boyle e Curtis desenvolvem o filme através da responsabilidade e das consequências de tanto poder em mãos. Tudo isso, com uma trilha sonora envolvente de dar inveja a qualquer projeto uma montagem magnífica e efeitos textuais ao longo da produção e, não se assuste ao se ver cantando algumas músicas durante a projeção. "Um mundo sem os Beatles seria um lugar infinitamente pior." é o que diz a certa altura uma das personagens do filme. Concordo com tudo.

"Yesterday" é um filme leve, criativo, despretensioso e emocionante até pra quem não é super fã dos Beatles, e se vc é fã, vai se deliciar com a enxurrada de referências ao longo da projeção, desde as mais tímidas nos diálogos até as mais gritantes. A participação de Ed Sheeran interpretando ele mesmo é hilária, Lily James é tão brilhante que, por vezes, quis mais cenas com ela e o protagonista Himesh Patel. E é aqui que o filme nos ganha, ao se apoiar no carisma de Patel e deixa-lo fazer o que sabe. Em tempos de ódio, fico com a frase mais emblemática do filme dita por um certo músico : "Quer uma boa vida? Não é complicado. Diga à garota que você ama, que você a ama. E diga a verdade para todo mundo sempre que puder."

E meu caro mestre, eu já disse e ela sabe !
😉😍😉😍


Post Anterior
Próximo Post

Sobre o Autor

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

0 Post a Comment/Comments: